publicidade

Felipe Leal é destaque no site do Ministério do Esporte


Riossulense é um dos destaques da delegação de SC nas Olimpíadas Escolares


Escrito em 22/11/2012


A partir de domingo (25), a cidade de Cuiabá receberá as Olimpíadas Escolares – etapa 15 a 17 anos –, competição que reunirá o futuro do esporte brasileiro e é responsável por revelar talentos olímpicos. Na edição dos Jogos de Londres, 17 atletas da delegação brasileira foram revelados no maior evento de esporte estudantil do país.

E no que depender do esforço de Felipe Leal, o número de atletas olímpicos descobertos pela competição aumentará. O jovem é um dos destaques da delegação de Santa Catarina e competirá na etapa de Cuiabá em duas provas: arremesso de peso e lançamento de disco.

Aos 17 anos, Felipe, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, foi campeão do arremesso de peso nas últimas edições da competição e acumula outros títulos: o atleta também é o campeão e atual recordista dos Jogos Mundiais Escolares.

“Comecei em outras provas de atletismo, na área de corrida. Um dia estava na pista brincando com o disco e um técnico me viu e achou que eu tinha potencial. Comecei a treinar e há seis anos estou na modalidade”, conta Felipe, que é um dos 162 atletas de 71 unidades de ensino (43 estaduais, 24 particulares e quatro municipais) que representarão o Estado na competição.

Segundo o bolsista, participar de competições escolares é um ótimo começo para quem almeja conquistar uma vaga em uma Olimpíada. O atleta pretende intensificar o ritmo de competições já no próximo ano para entrar no ciclo de preparação para 2016 e, quem sabe, subir ao pódio em casa. “É o sonho de todo atleta e também é o meu. Vou treinar para estar em condições de disputar minha primeira Olimpíada aqui no Brasil”, completa Felipe.

Para as Olimpíadas Escolares, o atleta deixa claro seu objetivo: “Quero ganhar duas medalhas de ouro e melhorar minha marca. Esse é o meu foco”. No arremesso de peso, o recorde pessoal de Felipe é de 18,7m e no lançamento de disco de 56,8m. O atleta embarca para Cuiabá no próximo sábado (24.11). As competições de atletismo começam no dia 26 e terminam no dia 28.

Atletas Olímpicos

A delegação catarinense é a única que contará com uma atleta olímpica na etapa das Olimpíadas Escolares 2012. Tamiris de Liz, que aos 16 anos foi convocada para representar o país nos Jogos de Londres 2012 na prova de revezamento 4x100m, representará o Estado nas provas de 100 e 200m. Outros atletas que também foram revelados na competição são as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar e o nadador Leonardo de Deus.

Fonte: Paula Braga - Assessoria Ministério do Esporte

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade