publicidade

Luiz Matias é novo recordista brasileiro escolar


De quebra, o atleta alcançou a melhor marca da carreira


Escrito em 15/11/2015


Atual campeão estadual e brasileiro de menores e líder do ranking brasileiro em sua faixa etária, Luiz Fernando Matias, 16 anos, da Escola Estadual Paulo Zimermann, de Rio do Sul, chegou a Londrina para participar da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude para estudantes de 15 a 17 anos com uma responsabilidade enorme de ser apontado por todas as delegações como o principal favorito para vencer a prova do arremesso do peso.

Ao entrar na pista do Estádio Willye Davids, em Maringá, onde ocorre o atletismo, o garoto fez bonito. Não só foi ouro como também foi recordista da prova com a marca de 19m10cm, a melhor da carreira. “Antes o máximo que eu tinha conseguido era 18m70cm no campeonato brasileiro deste ano quando fui vencedor agora consegui este feito”, disse o campeão.

Matias começou no atletismo na metade de 2012 quando disputou os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos ainda pelo município de Atlanta, onde residia na época. “Fiquei em 23º lugar, pois eu não treinava, queria o quê?”, pergunta-se rindo.

Atleta é o atual líder do ranking brasileiro

Em 2013 a família mudou-se para Rio do Sul, distante 40 quilômetros de Atalanta. Nessa época o campeão viajava uma vez por mês até a cidade vizinha para treinar. “Quando passeia a morar em Rio do Sul fui treinar quatro horas diárias com o professor Jeberton Firmindo, aí os resultados começaram a aparecer”, lembra o campeão. Entre estes resultados a que se refere está incluído o titulo de campeão sul-americano escolar 12 a 14 anos.

Atualmente ele treina em Ibirama e mesmo com todos os títulos importantes na carreira não esquece o início de tudo. “Se estou aqui hoje agradeço a minha professora Janete Tusset, que me descobriu na escola lá em Atlanta. E se tenho uma pessoa a agradecer no presente esta pessoa é o meu treinador Luis Henrique, que me dá condições de eu estar aqui disputando os Jogos Escolares no meu melhor estado físico”.

A delegação de Santa Catarina que participa dos Jogos Escolares da Juventude em Londrina é gerenciada pelo Governo Estadual por meio da Fesporte.


 (Foto: Bruno Miani/COB)

Fonte: Antonio Prado/Assessoria Fesporte

Veja as fotos:

O catarinense foi ouro com a marca de 19m10cm (Foto: Bruno Miani/COB)

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade