publicidade

Avaí vai homenagear a cidade de Ibirama


Goleiros do Leão usarão camisa com uma imagem da cidade


Escrito em 25/02/2014


Chegou à vez do município de Ibirama. A cidade do Alto Vale do Itajaí será homenageada pelo Avaí no jogo diante do Metropolitano que acontece nesta quarta-feira (26) em Blumenau, às 19h30.

Os goleiros avaianos estarão vestidos com símbolos da cidade. Ibirama está a 250 km de Florianópolis e tem cerca de 18 mil habitantes.

A história de Ibirama

Até o século XVI, a região onde se localiza a cidade situava-se na fronteira entre o território tradicional dos índios carijós, no litoral, e o território tradicional dos índios caingangues, no interior. A partir desse século, com a chegada dos exploradores europeus, as populações indígenas nativas passaram a ser perseguidas por estes para servirem de mão de obra escrava.

A atual cidade de Ibirama foi fundada em 8 de Novembro de 1897 com o objetivo de colonizar as terras catarinenses; o nome da sede da cidade, na época, era Hamônia. Seus colonizadores foram basicamente alemães e italianos.

Em 30 de março de 1897, foram doadas, à Sociedade Colonizadora Hanseática, terras de Santa Catarina destinadas à colonização. Essas terras eram localizadas entre os rios Hercílio e Itapocu. Essa sociedade foi criada em Hamburgo, na Alemanha.

No dia 7 de novembro de 1897, saíram, da Subida (em Apiúna, em Santa Catarina), o presidente da Sociedade Colonizadora Hanseática, A. W. Sellin; o engenheiro Emil Odebrecht; seis operários brasileiros e um cozinheiro alemão, em canoas subindo o Rio Itajaí-Açu até chegarem à confluêcia com o Rio Itajaí do Norte, onde pernoitaram.

No dia seguinte (8 de novembro de 1897), chegaram à Barra do Ribeirão Taquaras, onde foi oficializada a fundação. Foram feitas explorações, achou-se o lugar ideal para a sede da nova cidade, Hamônia.


Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa do Avaí

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade