publicidade

Homenagens marcam lançamento dos Jasc 2013


A edição 53 está marcada para ocorrer de 20 a 30 de novembro, em Blumenau


Escrito em 10/07/2013


Está lançada oficialmente a 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Uma cerimônia na terça-feira à noite no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, na Capital, sinalizou de forma clara com a intenção de resgate da tradição que fez dos Jasc o maior evento esportivo do Estado, e um dos mais importantes do país.

A edição 53 está marcada para ocorrer de 20 a 30 de novembro, em Blumenau. E a cidade do Vale do Itajaí foi lembrada durante todo o cerimonial. Seja na presença de atletas, ou da rainha e princesas da Oktoberfest, seja num vídeo que enalteceu as belezas e a tradição esportiva da cidade.

Emoção também não faltou nas muitas homenagens da noite. Primeiro, para os atletas agraciados com a medalha do Gran Mérito Esportivo, a maior honraria concedida a um esportista catarinense. O veterano Romeu Max Joehrig, multicampeão em 22 participações nos Jasc, incluindo a primeira edição, em 1960, em Brusque, recebeu a medalha das mãos do governador Raimundo Colombo e do presidente do Conselho Estadual do Esporte (CED), Alexandre Monguilhott.

Já o atleta da Seleção Brasileira de basquete Tiago Splitter não pôde comparecer em função de compromissos de última hora com o clube dele nos EUA, o San Antonio Spurs. Mas foi muito bem representado na entrega da honraria pelo técnico do basquete de Blumenau, Sérgio Carneiro, o Serjão, primeiro treinador da carreira de Splitter, aos 7 anos. Emocionado, Serjão, representando ali todos os profissionais de Educação Física do Estado, recebeu a honraria do Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, José Roberto Martins, e do presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Júnior. E ainda entregou um presente ao governador Raimundo Colombo, uma camisa de Splitter do San Antonio Spurs, atual vice-campeão da NBA.

Governador emocionado

O governador também recebeu homenagens ao ver lembrada na cerimônia a passagem dele pelo esporte, como goleiro de futsal. Recebeu, de surpresa, uma placa com uma foto que mostra o governador atuando pelo time do Helio Moritz, de Lages, que fez história no futsal catarinense nos anos 70. A entrega foi feita pelo Diretor de Esporte da Fesporte, Marcelo Kowalski, e pelo presidente do Clube Caça e Tiro de Lages, José Maximiliano Capella, ambos contemporâneos dele no futsal. Raimundo Colombo não escondeu a emoção e, no discurso, além de enaltecer a importância do esporte na formação do caráter das pessoas, e do trabalho da Fesporte em todos os estágios do esporte catarinense, arrancou aplausos e risos do público ao relembrar algumas, das muitas, segundo ele, passagens como atleta.

Também foi confirmado que os troféus dos Jasc 2013 receberão nomes em homenagem a atletas de cada uma das modalidades. Em nome de todos, foram chamadas ao palco e receberam flores as viúvas de dois deles, Alva Neves Pessi (de Orlando Pessi, o Torrado, atleta multicampeão dos Jasc e que batizará o troféu do basquete masculino), e Lílian Pinto, do ex-presidente da Fesporte e comendador do esporte catarinense Edmar de Oliveira Pinto, o Edinho, que emprestará o nome ao troféu concedido ao campeão-geral dos Jasc desse ano. Esta passagem também arrancou lágrimas dos homenageados e da platéia.

Fesporte 20 anos


A data também marcou os 20 anos de atuação da Fesporte, realizadora dos Jasc e de mais de 400 outros eventos ligados ao esporte catarinense. O presidente Erivaldo Nunes Caetano Júnior, o Vadinho, fez questão de resgatar a história da entidade, relembrando alguns números que impressionam, como o de que mais de 500 mil pessoas são afetadas, direta ou indiretamente, pelos eventos que correm o Estado durante todo o ano. Ele também ressaltou a importância do esporte de base e voltou a dizer que quer fazer desses próximos Jogos Abertos os maiores de todos os tempos, como forma de resgatar a tradição do evento. Vadinho também aproveitou para homenagear, em nome de todos os colaboradores da Fesporte, o funcionário mais antigo da casa, João Rodrigues, o Janga.

Fonte: Com informações da Assessoria da Fesporte/Fotos: Epa Machado

Veja as fotos:

Foto: Epa Machado/Fesporte
Publicidade
Publicidade
Publicidade