Um espetáculo de luzes e danças, além de show pirotécnico, está programado para essa sexta-feira (12), na abertura oficial da 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A solenidade de abertura oficial será às 19h30 no Estádio Municipal Alfredo João Krieck, sem cobrança de ingresso. Essa é a terceira vez que Rio do Sul sedia a competição. As anteriores foram em 1971 e 1995 e os organizadores pleiteiam próxima edição.
O presidente da Comissão Organizadora, Jeberton Fermino, adiantou que o protocolo prevê a entrada de até 20 atletas dos 115 municípios participantes. Ao contrário de anos anteriores, o pronunciamento das autoridades antecede o acendimento da pira e o juramento do atleta. As apresentações previstas são do Studio de Danças Andrea Mendes, de Timbó, que no último final de semana conquistou o hexacampeonato brasileiro de “hip hop”. Os alunos do Centro Cultural Lily Bremer também estarão presentes.
A FMD resolveu homenagear atletas que se destacam em competições estaduais, nacionais e sul-americanas. Para conduzir o fogo simbólico Douglas Heckman (tiro), Luís Henrique Schneider (atletismo), Armelindo Schlup (bolão 23) e Vanessa Feliciano (xadrez). O juramento ficará a cargo de Milena Sens, bicampeã no arremesso de peso e recordista dos Jasc nas edições de 2019 e 2021.
A abertura oficial será nesta sexta-feira, mas os campeões do bolão 16 já são conhecidos. A competição foi realizada entre os dias 4 e 6 em Timbó e Indaial. No masculino o campeão foi Blumenau, com Rio do Sul em segundo e Timbó em terceiro. O troféu do feminino ficou com Florianópolis. Em segundo lugar terminou Blumenau e em terceiro Indaial.