O nadador rio-sulense Bruno Becker da Silva conquistou no fim de semana o índice para participar pela segunda vez dos Jogos Paralímpicos, que em 2024 vai acontecer em Paris, entre os dias 28 de agosto a 8 de setembro. A classificação veio na prova dos 200 metros, conquistada no Open Nacional de Natação, disputado no Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Durante a competição, aberta na quinta-feira, 16, dois nadadores conseguiram nadar abaixo do índice necessário para qualificação ao megaevento, sendo que o último a bater a marca foi Bruno Becker, 29, na prova dos 200m livre da classe S2 (comprometimento físico-motor). Com o resultado, 29 atletas, sendo 17 homens e 12 mulheres, conquistaram o índice para os Jogos, um dos critérios de qualificação estabelecidos pelo CPB para formação do grupo que competirá na capital francesa.
Bruno Becker garantiu a vaga na prova dos 200 metros nado livre, fazendo em 4min24s84 durante as eliminatórias da manhã do sábado, tempo melhor do que os 4min27s71 exigidos pelo CPB. O nadador rio-sulense, que é bolsista da Fundação Municipal de Desportos (FMD), foi o primeiro paratleta rio-sulense da história a garantir presença nos Jogos Paralímpicos.
“Eu estava treinando muito e é muito bom ver que todo esse trabalho está sendo coroado com o índice para Paris. Eu só tenho a agradecer à equipe e aos meus apoiadores, patrocinadores que me acompanham nesses oito anos de jornada. É uma emoção gigante fazer parte da Seleção novamente e viver mais um ciclo paralímpico. Agora é correr para as cabeças porque eu vou batalhar pelo pódio, pelo Brasil”, afirmou o atleta, que esteve nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e tem focomelia, doença que causa má-formação congênita de membros superiores e inferiores.