Com uma campanha invicta em seis jogos, Rio do Sul conquistou neste sábado o tricampeonato dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), na cidade de Caçador, no oeste catarinense. Rio do Sul venceu Chapecó na final por 3 sets a 0 (25/23, 25/17, 25/15) e garante a hegemonia no voleibol feminino de Santa Catarina com o título do JASC e o título catarinense já conquistado em outubro.
Chapecó partiu logo pra cima no primeiro set, conseguindo abrir vantagem de até oito pontos no placar durante esta etapa. O técnico Rogério Portela buscou tranquilizar o time e pediu mais concentração principalmente nas jogadas de contra ataque. A chamada de atenção teve efeito positivo e Rio do Sul passou a frente do marcador e venceu o primeiro set.
Tanto o segundo como o terceiro set foram mais fáceis para o time do Alto Vale do Itajaí. Aproveitando a boa troca entre as levantadoras Ananda e Flavinha e a atuação eficiente das ponteiras Priscila, Jú Odilon e Wime, o time conseguiu dominar o marcador durante todo o tempo e garantindo a conquista do tricampeonato do JASC de forma consecutiva.
“Foi um campeonato difícil com jogos todos os dias. Tivemos um jogo bastante puxado contra Brusque na semifinal e na final enfrentamos nosso principal adversário no estado que é Chapecó. Todo o time se doou muito ao longo dos Jogos Abertos, mesmo aquelas atletas e todo mundo ficou muito focado nos treinos e na preparação”, avalia o treinador Rogério Portela.
A ponta Priscila explicou que o time está muito feliz, pois atingiu o objetivo da conquista do título e ao mesmo tempo a equipe já consegue identificar alguns pontos que podem ser melhorados para a Superliga. Ela acredita que o JASC ajudou a dar ritmo para a competição que começa na semana que vem e que estão animadas pelo início do campeonato.
Semana de preparação para a estreia na Superliga
O time de Rio do Sul mal terá tempo de comemorar o título nos Jogos Abertos. A estreia da equipe contra o Usiminas será no próximo sábado (24) em Belo Horizonte (MG) a partir das 11h. O time viaja para Minas Gerais na sexta-feira.
Esta semana que antecede a estreia de Rio do Sul na principal competição de clubes do voleibol brasileiro será de bastante treino no ginásio Artenir Werner. O técnico Rogério Portela precisa da equipe preparada para o campeonato que tem um ritmo bastante intenso de jogos e viagens. “Nós temos de nos preparar física e taticamente, pois o calendário vai exigir muito de nosso time”, ressalta.
O primeiro jogo em casa de Rio do Sul será no dia 27 de novembro, contra o SESI (SP). O time montou para esta temporada uma promoção especial com kits de ingressos para todos os jogos da Superliga e que ainda podem ser adquiridos na secretaria da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul, anexa ao ginásio municipal ao preço de R$ 90. São nove ingressos, um para cada jogo que Rio do Sul fará em casa na primeira fase da competição.