O time Maranhão Vôlei/CEMAR venceu a primeira partida na Superliga Feminina ao derrotar o time Rio do Sul/Equibrasil na noite desta sexta-feira (6) por 3 sets a 2 (21/19, 11/21, 21/16, 9/21 e 15/9) no ginásio Castelinho na capital São Luis. Mesmo com a derrota, Rio do Sul continua em 12° lugar na competição, à frente de Maranhão, que somou apenas dois pontos, enquanto Rio do Sul tem quatro.
As representantes de Santa Catarina estiveram por duas vezes em desvantagem no placar e buscaram a reação. Mas no set de desempate, as donas da casa administraram bem a situação de ataque com Lorena e Liz, além de se aproveitar dos cinco pontos de erros cometidos pelo time de Rio do Sul no set decisivo. Liz foi a maior pontuadora do jogo com 22 acertos. Nati foi o destaque de Rio do Sul com 16 pontos.
O técnico de Rio do Sul, Rogério Portela, comentou ao final da partida que o time esteve muito irregular, alternando bons e maus momentos na partida, sendo difícil inclusive avaliar o grau de eficiência nas modificações que realizou.
“Nós temos a dificuldade de um elenco pequeno e com poucas peças. Se uma menina vai mal em um jogo, temos a dificuldade de substituí-la por outra que possa cumprir sua função de uma forma mais eficiente. Cada jogo é uma luta muito grande e nós não conseguimos manter o nosso nível de jogo elevado”, comentou Portela.
O time de Rio do Sul terá novo desafio pela Superliga em casa na próxima terça-feira, às 20h15, no ginásio Artenir Werner. Os ingressos para este jogo já estão à venda por R$ 12 antecipados na Fundação Municipal de Desportos, Vida Ativa, Lourival Esportes, Nikel Sports e Postos R4. Na hora da partida, a entrada custa R$ 15.
Rio do Sul buscou o resultado, mas acabou cedendo no tie-break
As meninas de Rio do Sul saíram atrás no placar e deixaram o time Maranhense abrir cinco pontos de vantagem no 1° set. A reação veio com Nati e Arianne em bons momentos, empatando o confronto em 19 a 19. Só que a equipe da região Nordeste aproveitou o fator casa e fechou a parcial.
Com uma reação empolgante, Rio do Sul/Equibrasil teve um início mais promissor no 2° set. As orientações do técnico Rogério Portela surtiram efeito a partir da metade do set, quando a equipe esteve mais forte nos contra-ataques. Nati novamente foi um dos destaques ajudando a equipe catarinense a empatar a partida.
Se a reação no 2° set parecia favorável para Rio do Sul, o time maranhense tratou de impor seu ritmo e buscar o resultado. A equipe chegou a abrir 7 a 1 no placar graças à eficiência de Lorena, que marcou seis pontos de ataque e ajudou o time a vencer a parcial e novamente tomar a frente do placar.
Só que a reação de Rio do Sul chegou na hora certa. As meninas tiveram novamente a iniciativa de buscar o resultado e abriram larga vantagem de pontos frente ao time de Maranhão. A partida começava a ganhar tons dramáticos ao se anunciar a ida para o tie-brake.
E no set desempate, Maranhão saiu na frente logo de início e aproveitou-se dos erros do time catarinense para seguir com tranquilidade e fechar a parcial, para alegria de jogadoras e comissão técnica que comemoram a primeira vitória na Superliga.