Rio do Sul receberá ciclistas de todo o país para mais uma edição do Desafio Márcio May neste domingo, dia 30 de novembro. O tradicional evento esportivo terá a participação de mais de mil atletas que competirão em categorias diferentes percorrendo três distâncias distintas em trechos que exigem o máximo dos atletas.
A largada da 8ª Edição do Desafio Márcio May de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike acontecerá na Alamenda Aristiliano Ramos, em frente ao Posto Assunção, antigo posto Seola no centro da cidade de Rio do Sul, passando por Lontras, Presidente Nereu e retornando novamente para Rio do Sul. O percurso é misto, iniciando e terminando em terreno plano, incluindo trechos em montanha, totalizando 84 km para Ciclismo, 60 km para o Mountain Bike e 46 km para as categorias Ciclismo e Mountain Bike Light. Ao todo serão 39 categorias divididas por idades.
Os participantes terão a sua disposição uma estrutura completa. No sábado, haverá a distribuição de Kits para os inscritos no Parque Harry Hobus. Cada participante receberá um “Kit Atleta” com uma Camisa de Ciclismo personalizada com o logo do Desafio e patrocinadores, uma caramanhola, meia de ciclismo, CHIP de cronometragem, número de participação e outros brindes. Além disso, no trecho da prova haverá postos de abastecimento de água no alto da Serra em Presidente Nereu e em demais passagens em Lontras.
Percurso de grande dificuldade
O trajeto da categoria ciclismo que irá até a cidade de Presidente Nereu é considerado o mais difícil. Os atletas subirão a serra de 4 km com trechos muito íngremes, descem para a cidade de Presidente Nereu e retornam pelo mesmo trajeto, tendo que subir a serra novamente na volta. Na categoria MTB os ciclistas subirão a serra, mas retornam do alto, e nas categorias light eles retornam antes da subida.
Favoritos
Os favoritos para a prova principal, Ciclismo 84 km são: Marcelo “Pinguim” Moser de Blumenau, atual vencedor da prova de resistência dos Jogos Abertos de Santa Catarina no último domingo em Itajaí, Murilo Fischer – ciclista que já participou de 4 Olimpíadas e compete na equipe Francesa FDJeux. No feminino a favorita é Ana Luiza Panini também de Blumenau.
Já no MTB 60 km, o grande favorito é Diego Gabrislowski de Porto União que já venceu por 4 vezes mas terá um grande adversário, o atleta olímpico de Minas Gerais, Rubens Donizete (Team Merida). No feminino, Tânia Clair Pickler de Indaial é a grande favorita mais uma vez.
Atletas do Alto Vale
Grande destaque este ano é o aumento da participação de atletas do Alto Vale, Rio do Sul conta com 100 atletas inscritos, de Lontras são 20 atletas e 10 de Taió.
Todas as informações sobre percurso e estrutura de apoio do Desafio Márcio May, estão disponíveis em http://www.marciomay.com.br/desafiomarciomay/ ou pelo telefone 47 9947-9464 – Márcio May.