O carateca rio-sulense Edemilson Gutz dos Santos, de 24 anos, embarca nesta sexta-feira (13) para Toronto, no Canadá, onde participa a partir da próxima semana do campeonato Pan-americano da modalidade. Convocado para a Seleção Brasileira após participar de uma etapa seletiva em Blumenau, Edemilson que luta na categoria para atletas com menos de 60 quilos, busca um feito inédito que escapou por pouco nas últimas edições do campeonato Pan-americano.
No individual, Edemilson foi prata na Argentina em 2013 e também prata no ano passado no Peru. Apesar de garantir o ouro por equipe nas duas ocasiões, o carateca vai brigar pelo título individual com grande entusiasmo. Reforçando treinos desde o final do ano passado, inclusive com uma semana intensiva junto com a equipe brasileira na cidade de Pouso Alegre (MG), Edemilson quer o tão sonhado ouro como uma consagração.
“É uma honra poder representar o país neste campeonato Pan-americano. Me sinto muito bem fisicamente e quero dar o meu melhor. Será uma grande responsabilidade esta participação por que o Brasil vai lutar para manter o primeiro lugar geral na competição. Mas nossa equipe é muito capaz de conquistas seus objetivos”, declarou Edemilson.
Envolvido com o caratê desde os 10 anos de idade, o atleta é formado em Rio do Sul tem participação na formação de novos talentos do esporte na cidade através do trabalho da Fundação Municipal de Desportos e na Associação Alto Vale de Caratê. Hoje, a escolinha de caratê de Rio do Sul tem entre 40 e 50 atletas, com idade a partir dos 5 anos de idade.