O empresário e coordenador do time de vôlei feminino Rio do Sul/Equibrasil, Nilo Borgonovo, foi eleito pelo Conselho Estadual de Esporte de Santa Catarina como Comendador do Esporte Catarinense. Em eleição realizada na noite de segunda-feira (17) na capital do Estado, Borgonovo foi escolhido junto com outras quatro pessoas e uma entidade por terem “relevantes serviços prestados ao esporte local, regional e estadual ao longo dos anos”. Esta é a Comenda do Esporte Catarinense, que será entregue no mês de dezembro em solenidade com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo, e de autoridades ligadas ao esporte.
Borgonovo recebeu a notícia do conselheiro Frank Utech logo após a eleição e demonstrou satisfação pela escolha pois valoriza um trabalho que começou desde a década de 80. “Sempre fui esportista, antes mesmo de assumir como dirigente. E fico imensamente feliz pela escolha do Conselho. São muitos anos em que esta dedicação ao esporte amador e profissional fazem parte do meu dia a dia”, comentou.
Em 1985, Nilo Borgonovo fundou a Associação Nerede, junto com o irmão. O clube de futsal até então amador em Rio do Sul tornou-se profissional em 1989 e durante praticamente seis anos figurou entre um dos mais competitivos entre os times de Santa Catarina. Logo após foi realizada uma reformulação mas sempre teve atuação no cenário esportivo.
Borgonovo foi supervisor da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul entre 2005 e 2012, sendo entre suas conquistas, levou o município do 20° lugar geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina ao 6° lugar. Criou o time de vôlei feminino de Rio do Sul em 2005 e conduziu o clube desde os primeiros passos até se tornar hoje uma equipe profissional e presente por cinco anos consecutivos da Superliga Feminina de Voleibol, um dos mais importantes campeonatos do mundo do voleibol.
Hoje é coordenador da equipe e trabalha diretamente com a relação entre atletas, patrocinadores, apoiadores, prestadores de serviço e logística das atividades do clube que faz parte da Associação Rio do Sul Vôlei.
+ Spencer Lee retorna do Parapan de Toronto com a prata;