A sexta temporada da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) terá início na próxima segunda-feira (29). E com uma grande notícia para o Alto Vale. A equipe do Projeto Escola Basquete (PEB) de Rio do Sul está na disputa. O time, que chegou a fazer “vaquinha on-line”, confirmou participação com o pagamento da inscrição com recursos próprios.
Os rio-sulenses comandados por Eduardo Cartier estão na chave B, que será em São Sebastião do Paraíso (MG) a partir do dia seguinte (30/8). Na primeira fase, a equipe do Alto Vale terá pela frente Franca Basquete (SP), Limeira (SP), Minas Tênis Clube (MG) e Ginástico (MG). A estreia de Rio do Sul é diante de Franca, às 15h.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete contará com a participação de 11 equipes. Estão na chave A, com sede em São Bernardo do Campo (SP), os times do Flamengo (RJ), São José dos Campos (SP), Basquete Curitiba (PR), Extremos (PB) e Sport Club do Recife (PE).
Na primeira fase, os times foram divididos em dois grupos e jogarão entre si em turno único. Os três melhores colocados de cada lado avançarão ao hexagonal final da Série Ouro e seguirão na disputa pelo título, enquanto os demais disputarão a Série Prata. Na segunda fase, sem carregar os resultados da etapa inicial, as equipes se enfrentarão entre si também em turno único para ver quem fica com o título. A mesma coisa acontece na Série Prata, que também terá seu campeão conhecido e premiado.
A LDB
Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua sexta edição, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.
Desde sua criação, a LDB já revelou um total de 101 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve 43,2% dos atletas oriundos da competição Sub-22.