publicidade

Capital larga na frente nos 52º Jogos Abertos de SC


Florianópolis conquistou o troféu de campeão entre os homens e o vice entre as mulheres


Escrito em 03/11/2012


Atual tricampeã consecutiva dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Florianópolis largou na frente na 52º edição dos Jasc. No começo da noite desta sexta-feira (2) foram encerradas, no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau, as disputas de natação, e a Capital do Estado, que não havia disputado a modalidade em 2011, somou 21 pontos. Joinville ficou em segundo lugar no quadro geral de pontuação com 16 pontos e Itajaí em terceiro, com 11. Florianópolis conquistou o troféu de campeão entre os homens e o vice entre as mulheres
 
A abertura oficial dos 52º Jasc será terça-feira (6), às 20h, no Parque de Exposições Araucária. As competições ocorrem dos dias 7 a 17 de novembro. A natação não foi disputada em Caçador, sede oficial dos 52º Jasc, em atendimento ao artigo 15 do regulamento técnico da competição.
 
“Saímos com crédito para as disputas em Caçador, mas não quer dizer que vamos ganhar lá. Blumenau está vindo forte e Itajaí também, correndo por fora. Acho que Joinville está apostando forte no ano que vem, quando sediará os Jasc, e Criciúma não vem tão forte quanto no ano passado”, comentou o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Florianópolis, Édio Manoel Pereira.
 


Joinville que, em 2011, havia vencido a natação masculina e feminina, neste ano ficou apenas com o título entre as mulheres. “Não tínhamos uma equipe competitiva no masculino e optamos em segurar o investimento na equipe para o ano que vem”, comentou o técnico da natação joinvilense, Ricardo Gebauer, que ainda sofreu o desfalque do nadador Eduardo Fischer - vítima de uma distensão na semana passada. “Ele até tentou participar, mas não conseguiu”, contou Gebauer.
 
No último dia de disputas mais cinco recordes foram quebrados na modalidade. Djenyfer Arnold, de Florianópolis, renovou a própria marca de 2010 e fez 9:3´36 nos 800m livres. Nos 200m borboleta, Mauro Henrique Fernandes, de Criciúma, que marcou 2:04´48 e bateu marca que resistia desde 2009. Com 17 anos, Mauro, que treina no Minas Tênis, de Belo Horizonte, conquistou quatro ouros nos 52º Jasc. “Estou muito feliz”, resumia o pai dele, Celso, que o acompanhava, orgulhoso, sem conseguir conter a felicidade. Logo após o filho bater o recorde da prova, Celso ligou para a esposa e mãe de Mauro. “Ele foi o nadador mais novo a conquistar uma medalha nos Jasc”, contou Celso, referindo-se à prata obtida pelo filho em 2010.
 


Nesta sexta-feira também foram melhorados os tempos dos 200m borboleta, dos 100m costas feminino e dos 100m costas masculino. Nos 200m borboleta, Julia Volkmann, de Blumenau, fez 2:20´31 e superou a própria marca, mantida desde 2007. Nos 100m costas, Isabela Zandavalli superou um recorde que resistia a 10 anos, quando Beatriz Hasckel fez 1:05´35. Nesta sexta-feira, Isabela entrou para a história ao fazer 1:05´07. E nos 100m costas masculino, brilhou a estrela olímpica do joinvilense Daniel Orzechowski que, em sua especialidade, renovou o tempo estabelecido em 2001 e fez 52´27.
 
As disputas dos 52º Jasc prosseguem a partir da próxima quarta-feira (7). Somente nas modalidades coletivas estão previstos 563 jogos da fase eliminatória até o dia 14 de novembro. Os 52º Jasc serão disputados por cerca de 4,5 mil atletas em 26 modalidades – nenhuma delas em caráter de apresentação - e distribuirá 47 troféus. As disputas serão realizadas em 32 locais, incluindo o Sesi de Blumenau. Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.
 
O que diz o artigo 15 do regulamento técnico dos Jogos Abertos de SC:
 
“Após a oficialização do município-sede, considerado o relatório de vistoria, não existindo condições técnicas ou geográficas para realização de alguma modalidade, a Fesporte, comunicado o CED, poderá realizar a modalidade durante o período do evento em outro município com distância de até 60 quilômetros, realizar a modalidade em período anterior ao previsto para a realização do evento em outro município que já possua local tecnicamente adequado, independente de distância, ou excluí-la da competição no ano.”
 
Natação feminina: 1° lugar - Joinville
2° lugar - Florianópolis
3° lugar - Blumenau

Natação masculina: 1° lugar: Florianópolis
2° lugar: Itajaí
3° lugar: Criciúma

Fonte: Eduardo Correia - Assessoria Fesporte/Fotos: Fesporte

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade