publicidade

Congresso técnico marca início dos Jogos da 3ª Idade


Cerimonial de abertura é daqui a pouco, às 19h, no ginásio Municipal de Itá


Escrito em 14/05/2013


O congresso técnico realizado na manhã desta terça-feira (14) no Clube Cruzeiro, em Itá, deu início oficialmente à etapa estadual da 6ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) 2013. O objetivo foi organizar a composição das chaves por meio de sorteio. A programação da terça conta com o cerimonial de abertura a ser realizado às 19h no ginásio Municipal Hermes Pierazan, local do baile aos participantes que acontece logo a seguir.

 As competições começam nesta quarta-feira (15), com a realização de seis, das sete modalidades que compõem a etapa estadual do evento destinado a atletas a partir de 60 anos. Os 1.740 competidores de 151 municípios brigarão pelo título da bocha raffa, bolão 23, canastra, dominó, truco e dança coreográfica. A dança de salão será realizada na sexta-feira.

Por ser um evento de participação, destinado a promover a confraternização e a atividade física entre a população da terceira idade, os Jasti não têm um campeão geral – apenas campeões por modalidades. Antes da competição começar o que predomina entre os competidores é um certo nervosismo, principalmente entre os calouros. É o caso da competidora de bocha raffa Liria Krug, de 72 anos, que participa pela primeira vez dos Jasti pelo município de Luzerna. “Competir em um evento assim, deste tamanho, dá um nervosismo, mas vou buscar força para controlar minha ansiedade na hora do jogo”, diz a luzernense, que estava presente no congresso técnico.

Já a dupla Traudi Mathheis, de 73 anos, e Semilda Jahnel, 65, competidoras de canastra, de Cunha Porã, além do nervosismo da primeira vez, destacam o intercâmbio proporcionando pelos Jasti como o ponto alto do evento. “Estou adorando isso aqui. Conhecer gente é tudo de bom”, comemora Traudi. “Estar neste evento e fazer amizade é melhor do que ficar em casa. Com esta idade não me imaginava competindo”, emenda a amiga  Semilda, que, ao lado da amiga, também estava em congresso técnico.

Durante o congresso o presidente da Fesporte Erivaldo Nunes Caetano Jr, o Vadinho, destacou que os Jasti estão entre os eventos que mais crescem no calendário da Fesporte. “Um evento como este significa o reconhecimento do Governo de Santa Catarina, por meio do esporte, aos idosos que nos oferecem ao longo da vida: experiência e conhecimento e isso demonstra respeito à sociedade”, enfatiza o dirigente.

A prefeita de Itá, disse que o êxito dos Jogos é fruto da boa parceria com a Fesporte. “A de se ressaltar o bom trabalho em conjunto entre Governo do Estado, por meio da Fesporte, e a prefeitura de Itá, para o sucesso desde evento”, disse a prefeita Leide Mara Bender. Os Jogos Abertos da Terceira Idade são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e da prefeitura de Itá. As competições terminam sábado (18).

Fonte: Texto com informações e foto de Antonio Pradro/Imprensa Fesporte

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade