publicidade

Oficial! Superliga terá sets de 21 pontos


Reunião também confirmou inclusão de Uniara na disputa Feminina


Escrito em 14/08/2013


As Superligas Masculina e Feminina terão sets de 21 pontos na temporada 13/14, ao invés dos 25 habituais. A mudança foi definida nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), durante as plenárias com representantes da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), dos clubes participantes e da Comissão de Atletas Masculina.

A novidade, que conta com o aval da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), já vem sendo testada com sucesso no Campeonato Paulista e será pela primeira vez utilizada em uma competição nacional. Segundo Renato D’Ávila, superintendente da CBV, o novo formato traz mais agilidade ao jogo e já tem demonstrado resultados positivos nos primeiros jogos realizados pelos clubes paulistas.

Com a mudança, as paradas técnicas acontecerão quando uma das equipes chegar a sete e a 14 pontos. A expectativa é de que o jogo ganhe ainda mais dinamismo, ganhando em emoção para o espectador. O central Gustavo, do Kappesberg Canoas, representou a Comissão de Atletas, presente pela primeira vez à plenária masculina, e aprovou a novidade. “Certamente essa mudança vai diminuir o tempo de jogo. Há prós e contras como em qualquer mudança. Teremos o Paulista como base e faremos o melhor para que dê certo”, afirmou o jogador, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Delegados dos jogos serão neutros

Outras duas importantes mudanças foram definidas nas plenárias. Na Superliga masculina, será permitido aos clubes completar a sua lista de 20 inscritos com atletas que tenham atuado por equipes já eliminadas da Superliga B. A regra será válida até 28 de fevereiro de 2014 somente para atletas brasileiros.

Além disso, os delegados de jogo passarão a ser neutros, indicados pela CBV, e não mais pelas federações. Esta era uma das reivindicações de clubes e atletas para a próxima temporada.

Nova equipe: Uniara/AFAV


Durante a plenária desta quarta, foi confirmada a participação da Uniara/AFAV na Superliga Feminina 13/14. A equipe paulista, vice-campeã da Liga Nacional 2011, é a 13ª com presença garantida na competição.

Definição do Jacareí até sexta

Em votação, a plenária desta quarta recomendou à CBV que desse prazo até sexta-feira (16) para Jacareí apresentar as garantias financeiras necessárias para a disputa da Superliga feminina. A equipe busca patrocinadores para confirmar sua participação. “Só temos a agradecer à CBV e aos clubes pela oportunidade dada. Todos foram muito acolhedores. Viemos também para demonstrar que estamos buscando todas as formas para disputarmos a competição. Estamos aqui pelas atletas”, afirmou o supervisor de Jacareí, Adriano Abdalla.

Fonte: Com informações e foto Assessoria de Comunicação - CBV

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade