publicidade

Felipe Leal bate dois recordes nas Olimpíadas Escolares


Riossulense correspondeu a expectativa e venceu o lançamento do disco e o arremeso do peso


Escrito em 28/11/2012


O atleta Felipe Leal, 17 anos, da escola Paulo Zimermann, de Rio do Sul, conquistou nesta terça-feira (27) duas medalhas de ouro e bateu dois recordes nas Olimpíadas Escolares – 15 a 17 anos, que ocorrem até o dia 8 de dezembro, em Cuiabá (MT). Pela manhã, Felipe venceu a disputa do lançamento do disco e à tarde, a prova do arremesso do peso.

Medalha de prata nas Olimpíadas Escolares – 15 a 17 anos em 2011 no lançamento do disco, Felipe agora vinha credenciado para levar o ouro nas duas provas. Afinal, no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Menores, realizado em Mendoza, na Argentina, no final de outubro, ele foi campeão na prova de arremesso do peso e prata no lançamento do disco. Além disso, nos Jogos Mundiais Escolares, em julho, na Itália, venceu o arremesso do peso e bateu o recorde da prova de lançamento do disco com 55,64m.

No lançamento do disco, pela manhã, a primeira colocação estava garantida – e com boa vantagem – até o penúltimo lançamento.  A melhor marca dele era de 52m34cm, que garantia-lhe o ouro. Insatisfeito, apesar da melhor marca, antes do último lançamento, ele prometeu ao chefe da delegação catarinense Ademar Silva que ainda chegaria aos 56m.

E precisaria, porque na última oportunidade seu principal adversário fez 52m95 e com a marca ficaria com o ouro, e Felipe mais uma vez com a prata. Ao riosulense só restava se superar. E conseguiu. Lançou o disco a 56m86 e comemorou muito - aos berros e correndo na pista de atletismo sob lágrimas e aplausos de atletas, integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da delegação catarinense.

“Dava pra fazer mais, mas eu estava tenso, não estava concentrado e não conseguia encaixar o lançamento”, explicou depois da prova. Felipe quebrou o recorde do disco que era de outro atleta riosulense, Felipe Lorenzon, estabelecido em 2010 em Goiânia. “Quando entrei nas OE, ele bateu o recorde”, lembrou o novo recordista, que tem como melhor índice o lançamento de 57m78.

À tarde, Felipe ainda ganhou o ouro e fez a nova marca para o arremesso do peso das Olimpíadas Escolares. Fez o índice de 19m01cm e deixou o paulista Rogério Sousa na segunda colocação, com 17m45cm. Felipe deixa assim seu nome escrito na competição, afinal não poderá mais disputá-la por chegar ao limite da idade. Para 2014, seus planos visam principalmente o Sul-Americano e o Pan de Atletismo Juvenis.

Nesta terça-feira, além dos dois ouro de Felipe, o atletismo Santa Catarina ainda ganhou ouro nos 100m masculino e feminino, com Jonatan Rodrigues e Tamiris de Liz; prata nos 110m com barreiras feminino, com Daiane Rohveder, e nos 10m com barreiras masculino, com Daniel Rocha; e bronze nos 110m com barreiras feminino, com Debora Gomes, no salto em distância feminino, com Letícia Melo, de 15 anos, e no salto em distância masculino, com Jean Carlos Barbosa, 16 anos.

Santa Catarina está representada nas Olimpíadas Escolares por 162 atletas de 31 cidades e 71 escolas estaduais, municipais e particulares. Os catarinenses disputam as modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de quadra e de praia e xadrez, todos no masculino e no feminino, além da ginástica rítmica feminina.  No ano passado, na competição realizada em Curitiba, Santa Catarina conquistou 46 medalhas ( 14 de ouro, 14 de prata e 18 de bronze), além de quatro troféus de primeiro lugar.

Maior e mais importante competição estudantil do país, as Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo COB em parceria com o Ministério do Esporte e confederações olímpicas. O governo do Estado, por intermédio da Fesporte, fornece a todos os integrantes da delegação catarinense passagens terrestres, agasalho completo com duas camisetas, além de atendimento fisioterápico, complementação alimentar, como cereais e frutas, e água mineral e suco para hidratação.

Fonte: Com informações de Eduardo Correia - Fesporte

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade