publicidade

Primeiro troféu dos Jasc sairá na ginástica rítmica


Modalidade estreia nesta quinta-feira (21) juntamente com o handebol masculino, tênis, xadrez e o futsal feminino, divisão especial


Escrito em 20/11/2013


O primeiro troféu de campeão da 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Blumenau, sairá na sexta-feira (22) com a ginástica rítmica (GR), modalidade que estreia nesta quinta-feira (21) juntamente com o handebol masculino, tênis, xadrez e o futsal feminino, divisão especial. Os Jasc são uma realização do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte e da Prefeitura de Blumenau.

Tendo como palco o ginásio de esportes da AC Cremer, as disputas da ginástica rítmica têm início às 9 horas, com as apresentações classificatórias dos conjuntos maça, bola e fita. A tarde ocorrem as apresentações individuais arco e bola e na sexta-feira sai o primeiro troféu de campeão dos Jogos Abertos com as finais, pela manhã, do conjunto maça, bola e fita e também à tarde com as finais individuais maças e fitas. A modalidade se encerra no sábado com as finais individuais por aparelho (arco, bola, maça e fita).


Luisa Matsuo (Foto: Petra Mafalda/Fesporte)

Entre os principais nomes da ginástica este ano estão a bicampeã pan-americana Luisa Matsuo, que disputará o conjunto, por Florianópolis, e as ex-seleção brasileira Letícia Dutra, também da capital, e Jéssica Maia, natural de Timbó, que disputará a competição por Itajaí.

No futsal feminino, divisão especial, a disputa deverá ser equilibrada entre Chapecó, atual campeã brasileira; Caçador, atual campeã brasileira universitária; Brusque e Itajaí, consideradas pelos dirigentes como duas equipes fortes. As partidas serão disputadas no Ginásio de Esportes da Sociedade Esportiva Vasto Verde e começam na quinta e terminam na segunda (25).

Disputa de alto nível

O handebol, cuja competição acontece na quadra 5 do Complexo Esportivo do Sesi até dia 30, também há muito equilíbrio. No masculino a disputa deve ficar acirrada entre Blumenau, Chapecó, Itajaí e Balneário Camboriú. Já no feminino Blumenau e Concórdia figuram como as principais forças. Concórdia é finalista da liga nacional com o Metodista, de São Paulo, e Blumenau está na disputa do terceiro lugar. “Teremos um torneio de alto nível técnico”, garante Éder Martins, presidente da Federação Catarinense de Handebol.


André Sá (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

No tênis, Itajaí surge como favorito para levantar o troféu de campeão no masculino, ao lado de Blumenau, Joinville e Florianópolis.  As partidas serão disputadas até o dia 25 nas quadras do Bela Vista Country Clube. Nomes como André Sá, que disputará por Blumenau, que tem seu nome na história como um dos melhores tenistas brasileiros, e  Marcos Daniel, que já esteve entre os 50 melhores tenistas do mundo, darão brilho ao torneio. No feminino não haverá pontuação, pois, segundo regulamento da competição para a validação dos pontos o torneio terá que ter no mínimo 6 inscritos, e em Blumenau há apenas cinco: Itajaí, Joinville, Blumenau, Criciúma e São Miguel do Oeste

O xadrez dos Jasc terá atletas do quilate de Rafael Leitão, de Florianópolis, o número um do Brasil, e Geovani Vescovi,  de Joinville, sete vezes campeão brasileiro. O titulo nos dois naipes deve sair dos municípios de Joinville, Florianópolis, Rio do Sul, Blumenau ou Itajaí. O torneio será no Salão do Clube Bela Vista no período de 21 a 27.

Os Jasc serão realizados de 20 a 30 de novembro com a participação de  4.730 atletas de 81 municípios disputando as modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, natação, remo, tiro, triathlon, xadrez, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, futebol, futsal, handebol, punhobol, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.

Com informações de Antonio Prado/Imprensa Fesporte

Veja as fotos:

Equipe ginástica de Florianópolis (Foto: Petra Mafalda/Arquivo) Luisa Matsuo – Petra Mafalda/Fesporte André Sá (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade