publicidade

Esporte para crianças de graça no Sesc


Inscrições estão abertas nas unidades que oferecem o programa de Iniciação Esportiva


Escrito em 07/02/2014


Com o objetivo de incentivar a prática de esporte na infância, a Iniciação Esportiva do Sesc em Santa Catarina terá atividades gratuitas em diversas modalidades. As inscrições estão abertas para crianças de 3 a 14 anos e podem ser realizadas nas unidades do Sesc no estado, que oferecem o programa (quadro abaixo).  Até 28 de fevereiro, a preferência é para os dependentes de comerciário. Após esta data, as vagas estarão disponíveis também à comunidade.
 
O Esporte no Sesc respeita as etapas do desenvolvimento infantil, considerando os aspectos físicos, motores, neurológicos, psicológicos e cognitivos, envolvidos no desenvolvimento integral do ser humano. A Iniciação Esportiva é baseada nos princípios da ludicidade e livre escolha, participação e iniciativa, autonomia, ética na competição e vida ativa.
 
Crianças de 7 a 10 anos podem ingressar no Clube do Esporte, que propicia a participação em atividades diversas, como Futebol e Futsal, Voleibol, Basquetebol, Ginásticas, Tênis e Atletismo. A atividade estimula o desenvolvimento das habilidades motoras, através da prática de jogos pré-desportivos, jogos de estratégia, jogos de oposição, estafetas, jogos em espaço reduzido.
 
Para crianças de 11 a 14 anos, as atividades são desenvolvidas por modalidade específica, com o objetivo de proporcionar vivências prazerosas no esporte escolhido pelo jovem. Técnica e táticas são abordados junto com a colocação das regras e discussões para entendimento da importância das mesmas.
 
A Ginástica Infantil, voltada aos pequenos de 3 a 6 anos, será oferecida gratuitamente para os alunos inscritos na Educação Infantil do Sesc, nas unidades que oferecem a modalidade. A atividade tem como objetivo o desenvolvimento psicomotor, com foco em atividades lúdicas e interativas. As aulas estimulam as crianças a trabalhar o corpo a partir das habilidades motoras básicas como correr, saltar, pular e equilibrar.
 
As atividades gratuitas são oferecidas nas unidades do Sesc em Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis (Prainha), Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, RIO DO SUL, São Bento do Sul, Tijucas e Tubarão. “A prática esportiva é essencial para a saúde e bem-estar do ser humano. Através do esporte, se desenvolvem comportamentos e atitudes que contribuem para a conscientização, de modo crítico, nas áreas da saúde e educação, contribuindo com o desenvolvimento integral. Além disso, o ambiente esportivo proporciona experiências gratificantes que se acrescentam à vida, objetivando o desenvolvimento da personalidade, autoconfiança, a inclusão social”, destaca Renate Damian, coordenadora de Lazer do Sesc-SC.

Desde o ano passado, todas as ações do Sesc relacionadas ao esporte integram a campanha Move Brasil. A iniciativa realizada em parceria com os Ministérios da Saúde e Esportes, Associação Cristã de Moços (ACM) e Sesi, pretende aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016. De acordo com o último censo 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, 80% da população é sedentária. Somam-se a isso, dados do Ministério da Saúde comprovando que 64% dos brasileiros estão com excesso de peso. A proposta é que as pessoas percebam que o esporte, além de melhorar a qualidade de vida, promove o desenvolvimento social.

Mais informações no Sesc Rio do Sul:
Rua Engº Odebrecht, 500 – Telefone: (47) 3521.2798

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa do Sesc Santa Catarina

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade