publicidade

Muaythai nos Jogos Abertos? Dirigentes pedem


Presidente da Fesportes recebeu representantes da federação da modalidade


Escrito em 25/02/2014


Na tarde desta terça-feira (25), o presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Junior, o Vadinho, recebeu em seu gabinete Paulo Ribeiro, presidente da Federação Catarinense de Muaythai Tradicional (FECAMTT). A visita foi um pedido oficial para que a modalidade faça parte da programação dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), já a partir deste ano. O encontro contou ainda com a presença do diretor financeiro da federação esportiva, Anoar Schimidt.

Vadinho disse que submeterá o pedido à Diretoria de Esporte da Fesporte e viu com bons olhos a possibilidade do muaythai tradicional fazer parte dos Jasc já a partir deste ano, como modalidade de apresentação. “Sou uma pessoa do esporte e tudo que vem para agregar valor aos Jogos Abertos de Santa Catarina é bem-vindo”, destacou Vadinho. Paulo Ribeiro e Anoar pediram também a Vadinho apoio da Fesporte na realização do 6º Campeonato Brasileiro de Muaythai Tradicional, que ocorrerá no período de 8 a 9 de novembro em local ainda a ser definido.

Sobre a possibilidade do muaythai tradicional fazer parte dos Jasc, Paulo Ribeiro disse que está bastante feliz com essa hipótese, já que a modalidade, segundo ele, é praticada por cerca de 5 mil pessoas em Santa Catarina. “Se isso ocorresse traria muitos beneficios à modalidade, possibilitaria nossa inserção na estrutura esportiva do Estado, assim como o karatê, judô e taekwondo, que já fazem parte dos Jasc. Hoje estamos limitados às academias e ao MMA e gostaríamos que outras pessoas também conhecessem o muaythai tradicional”.

O regulamento dos Jasc estabelece que uma modalidade entra de forma oficial na competição após três anos como modalidade de apresentação, período em que as conquistas do troféu de campeão não entram na pontuação da competição.

O Muaythai, também conhecido como Boxe Tailandês, é um esporte originado na Tailândia, com mais de 1000 anos de existência. O esporte teve muita popularidade, pois na época em que começou teve o apoio do rei da Tailândia, conhecido como Tigre, o mesmo foi um dos maiores lutadores da história da Tailândia, e por sua popularidade o treinamento também era ensinado nas escolas, além de ser obrigatórios para os soldados.

Já no Brasil o Muaythai chegou no ano de 1979. Em 1980, foi inaugurada a primeira associação e em 1981 foi disputado o primeiro campeonato entre o Rio de Janeiro e o Paraná. No combate há uso dos cotovelos, joelhos, golpes com a canela, punhos, chutes e também golpes giratórios. O lutador alia essas técnicas a uma disciplina física e mental.

Fonte: Com informações de Antonio Prado/Imprensa Fesporte

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade