publicidade

Vanessa Feliciano disputa torneio continental


Enxadrista rio-sulense é a representante oficial do Brasil


Escrito em 21/03/2014


A rio-sulense Vanessa Feliciano, atleta brasileira de xadrez, está em Buenos Aires na Argentina, para disputar o Campeonato Pan-americano Feminino da modalidade. A competição tem início neste fim de semana e termina no dia 29 de março. Vanessa é a representante oficial do Brasil, indicada pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) por ser a número um do ranking.

Na disputa cerca de 30 atletas de países como Cuba, Peru, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile. “É uma competição de nível altíssimo. São as melhores de cada país, todas trabalhando com foco nessa competição. Seria um feito incrível ganhar o Pan-americano”, afirmou Vanessa, enxadrista que além do Brasil, leva o nome de Rio do Sul e da Fundação Municipal de Desportos (FMD).

Entre as inscritas, a rio-sulense possui o quarto melhor ranking e sua principal adversária é a peruana Deise Cori, considerada a favorita ao título. “Ela é muito forte, treina com os melhores do mundo, na Europa, então é mais um desafio enfrentá-la. Mas na competição tudo pode acontecer, posso vencê-la sim, mesmo com essa diferença de nível considerável”, ressaltou.

Vanessa também busca mais uma titulação

O xadrez é um esporte onde a evolução dos jogadores é demonstrada através de titulações na carreira. Assim como um lutador troca de faixas nas artes marciais, um enxadrista busca pontos e resultados que o fazem aumentar suas titulações, que vão de iniciante ate WGM.

Vanessa é mestre na modalidade e possui mais duas titulações, a WMF e a WMI. O primeiro lugar no Pan-americano, pode viabilizar a titulação de WGM, levando a atleta ao nível máximo da modalidade. “Nenhum enxadrista brasileiro possui essa titulação. Seria o auge pra mim. Estou preparada. Trabalhei muito para essa competição, foquei toda minha preparação para Pan-americano e agora chegou a hora. Estou tranquila e quero dar o meu melhor para ir bem na competição e representar bem minha cidade, meu país”, concluiu Vanessa.

Eduardo Marzall, superintendente da FMD de Rio do Sul destaca o trabalho da atleta: “A Vanessa é um orgulho para os rio-sulenses. Nós da Fundação, só temos é que dar o suporte para ela e para a modalidade, porque ela leva o nome de nossa cidade para diversos lugares do mundo. O xadrez nos proporciona muitas notícias positivas, muitas conquistas e nos faz trabalharmos ainda mais para que esse projeto tenha continuidade”.

O prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, reafirmou a importância do apoio dado à modalidade e destacou os resultados positivos obtidos nas competições: “Sabemos que a Vanessa está preparada, fomos informados que recentemente ela foi a primeira colocada na 3ª Etapa do Circuito Pré-olímpico de Xadrez em São Paulo e que está com um bom ritmo para a competição. Rio do Sul deseja boa sorte à atleta e nós, com certeza, ficamos na torcida!”

Além da titulação, o título do Pan-americano garante vaga para a Copa do Mundo de Xadrez.

Fonte: Com informações de Roberto Ribeiro/Imprensa FMD Rio do Sul

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade