publicidade

Dois ouros para SC no último dia em Londrina


Estado encerra Jogos Escolares (12 a 12 anos) com 41 medalhas


Escrito em 14/09/2014


Fora 10 dias de disputas em solo paranaense, e a delegação de Santa Catarina deixou Londrina neste sábado (13) com um novo recorde de medalhas em uma edição de Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 anos.  Foram 41, sendo 39 na primeira etapa, de modalidades individuais, e duas douradas no último dia de Jogos, nas coletivas.

O Estado também estabeleceu uma nova marca de medalhas de ouro: 14. E ainda garimpou outras 16 de prata e 11 de bronze, terminando a competição escolar (o COB não aponta um campeão-geral) entre os primeiros colocados, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro e à frente de Estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Na avaliação do chefe da delegação catarinense, Ademar José da Silva, o Estado fez um bom papel em Londrina, conseguindo uma excelente participação nas modalidades individuais e chegando a duas finais e cinco semifinais nas coletivas. “Ano após ano Santa Catarina se consolida como uma das potências do desporto escolar no país. Cabe a nós da Fesporte, e o presidente Marcelo Kowalski está empenhado nisso, seguir dando o suporte necessário para que novos pólos se desenvolvam em todas as regiões do Estado”, disse.

Dois ouros na despedida

No sábado, Santa Catarina participou de cinco decisões, duas finais e três decisões de terceiro lugar. Os bronzes não vieram, com as derrotas do handebol feminino (EEB Claudino Crestani, de Palma Sola) para o Caic Barbosa de Deus (PI) por 11 x 10, do basquete feminino (EEB Gasparino Zorzi, de Campos Novos) por 54 x 40 para o SMCE Madureira (RJ) e do vôlei masculino (EM Erwin Prade, de Timbó) para o Colégio Leonardo da Vinci (SP) por 3 sets a 2.

Em compensação, nas finais as catarinenses não vacilaram. Em uma decisão eletrizante, o futsal feminino da Escola Lourdes Lago, de Chapecó, manteve a dinastia catarinense na modalidade. Saiu vencendo o Colégio Albert Einstein (RJ), tomou a virada já na etapa final e conseguiu empatar e levar a decisão para os pênaltis. Aí as meninas não desperdiçaram e foi a hora de brilhar a goleira Carol, que defendeu duas cobranças das cariocas e definiu o placar em 4 x 2. Muita festa na quadra do Colégio Marista pelo pentacampeonato de Santa Catarina no futsal feminino dos Jogos Escolares 12-14 anos: desde 2010, o Estado foi ouro com equipes de Caçador (2010 e 2011), de Criciúma (2013) e agora duas vezes com Chapecó (2012 e 2014).

E na última final do programa, o vôlei feminino da Escola Sara Castelhano Klenkauf, de Guaraciaba, confirmou o favoritismo construído ao longo do torneio e fez 3 sets a 0 (25/15, 25/14 e 25/16) no Colégio Impacto, do Pará. Com isso, as meninas (bronze em 2013) fecharam a competição sem perder nenhum set nas cinco vitórias até o ouro. As duas equipes catarinenses campeãs vão representar o país no Sul-Americano escolar, que vai acontecer em meados de dezembro em Aracaju (SE). Os campeões das modalidades individuais também serão convocados.

Os Jogos Escolares da Juventude foram organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola. Santa Catarina participou com uma delegação de 192 pessoas, coordenada pela Fesporte. A competição começou dia 4 com a participação de mais de 4 mil atletas escolares dos 26 estados e do Distrito Federal.

Confira todas as 41 medalhas de SC nos Jogos Escolares 12-14 anos:

Ouro – 14

Atletismo (2):
Heloísa Dias (EEB São Ludgero/São Ludgero) - salto em distância

Revezamento 4x75 metros masculino - Leonardo Cubam (EEB Nicolau Gesing/Braço do Norte), Wellington Garcia (EBM Machado de Assis/Blumenau), João Souza (Colégio Extensão X/Araranguá) e Erik Marques de Oliveira (EEB Annes Gualberto/Braço do Norte)

Ciclismo (1): Vitória Chavier Claudino (EEB Frederico Navarro Lins/Rio do Sul) - Resistência

Futsal Feminino (1): EEB Lourdes Lago (Chapecó)

Ginástica Rítmica (4): Mariany Miyamoto (Colégio Bom Jesus/Joinville), Alessandra Cunha dos Santos (Colégio Barão do Rio Branco/Blumenau), Maiara Regina Cândido (EBM Pedro I/Blumenau) e Amanda de Oliveira (EEB João Martins Veras/Joinville) – Por equipes

Mariany Miyamoto (Colégio Bom Jesus/Joinville) – Individual geral

Mariany Miyamoto (Colégio Bom Jesus/Joinville) – Bola

Mariany Miyamoto (Colégio Bom Jesus/Joinville) – Fita

Natação (2): Natalia Behm da Silva (EEB Bom Pastor/Chapecó) – 50 metros Livre

Ana Giulia Pereira Zortéa (Colégio Marista/Criciúma) - 100m Peito

Tênis de Mesa (3): Ranifer Almeida Meurer (Escola Modelo Gaertner/Rio do Sul) e Taís Grazioli (Escola José Theobaldo Utzig/Pinhalzinho) – Duplas feminino

Enzo Vinícius Nakashima (Colégio Elias Moreira/Joinville) e André Albuquerque (Colégio Estimoarte/Florianópolis) – Duplas masculino

Enzo Vinícius Nakashima (Colégio Elias Moreira/Joinville) - Individual

Vôlei Feminino (1): EEB Sara Castelhano Klenkauf (Guaraciaba)

Prata – 16

Atletismo (7):
Gabriela Xistel (Escola Avelino Marcante/Joinville) - lançamento de disco

Gabriela Xistel (Escola Avelino Marcante/Joinville) – arremesso de peso

Ellen Anfilóquio (EEB Annes Gualberto/Braço do Norte) - 80m com barreiras

Erik Marques de Oliveira (EEB Annes Gualberto/Braço do Norte) - 75 metros rasos

Leonardo Cubam (EEB Nicolau Gesing/Braço do Norte) - 250 metros rasos

Lucas Pacheco (EEB Júlio Scheidemantel/Timbó) – salto em altura

Revezamento 4x75 metros feminino - Ellen Anfilóquio (EEB Annes Gualberto/Braço do Norte), Micaela Mello (EEB Maria do Carmo de Souza/Palhoça), Heloísa Dias (EEB São Ludgero/São Ludgero), Karoline Bernardes (EEB Aderbal Ramos da Silva/Florianópolis)

Ciclismo (1): Vitória Chavier Claudino (EEB Frederico Navarro Lins/Rio do Sul) - Prova por pontos

Ginástica Rítmica (3): Alessandra Cunha dos Santos (Colégio Barão do Rio Branco/Blumenau) – Individual-geral

Alessandra Cunha dos Santos (Colégio Barão do Rio Branco/Blumenau) – Bola

Alessandra Cunha dos Santos (Colégio Barão do Rio Branco/Blumenau) – Fita

Natação (2): Amanda Amorim (Colégio Marista/Criciúma) - 50 metros Borboleta

Revezamento 4x50m Livre feminino

Xadrez (3):
Thiago Carsten Dobuchak (Colégio Bom Jesus/Blumenau)  - Individual

Thiago Carsten Dobuchak (Colégio Bom Jesus/Blumenau)  - Blitz

Caroline Dartora Zago (EBM Concórdia/Concórdia) - Individual

Bronze – 11

Atletismo (3):
Ludmila Cardoso (EEB Zenaide Schmitt Costa/Gaspar) - 250 metros rasos

Henrique Sabel (Escola Pedro Aleixo/Massaranduba) - lançamento do disco

Amanda Arrial (EBM Santa Cruz/Concórdia) - pentatlo

Natação (6): Cristian Machado (EBM Machado De Assis/Blumenau) - 100m Costas

Natalia Behm da Silva (EEB Bom Pastor/Chapecó) – 200 metros Livre

Natalia Behm da Silva (EEB Bom Pastor/Chapecó) - 100m Livre

Ana Giulia Pereira Zortéa (Colégio Marista/Criciúma) - 100m Costas

Revezamento 4x50m Medley misto

Revezamento 4x50m Medley feminino

Tênis de Mesa (2): Ranifer Almeida Meurer (Escola Modelo Gaertner/Rio do Sul) e Taís Grazioli (Escola José Theobaldo Utzig/Pinhalzinho) – Equipe

Enzo Vinícius Nakashima (Colégio Elias Moreira/Joinville) e André Albuquerque (Colégio Estimoarte/Florianópolis) – Equipe

Fonte: Texto de Rodrigo Braga/Imprensa Fesporte

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade