publicidade

Rio do Sul inicia preparação física com novidade


Fluiball começa a ser usada de maneira pioneira no voleibol nacional por time catarinense que se prepara para a Superliga


Escrito em 03/07/2015


A preparação física das atletas do time de vôlei feminino Rio do Sul/Equibrasil começou nesta temporada com uma novidade. Vem da Itália a Fluiball, que são bolas feitas de material sintético de diversos tamanhos e capacidades de armazenamento de água que podem ser utilizadas para realização de atividades físicas e de recuperação de lesões.

O preparador físico do time de Rio do Sul, Jeferson Bagatoli, foi buscar a novidade na Itália, onde passou por um curso de duas semanas em Florença, após um convite do profissional físico do time do Novara, da primeira divisão italiana, Alessandro Contadin. A técnica de trabalho com bolas que variam de peso entre meio a até 12 quilos é considerada de ótima eficiência para atividades de fortalecimento muscular, prevenção de lesões, condicionamento físico, exercícios de grupo como pilates e reabilitação.

Já utilizada pelo clube Novara e também pela seleção feminina de voleibol da Alemanha, a Fluiball entra no Brasil como uma experiência do time Rio do Sul/Equibrasil e que foi aprovada pela diretoria e especialistas da área de educação física consultados pelo clube.

“Com líquido dentro da bola, a ideia é de trabalhar força, resistência e o equilíbrio. Treinamos também para fortalecimento dos músculos do chamado Core, como a região abdominal, lombar e pélvica que têm como finalidade manter a estabilidade da região central do corpo, além de exigir muita energia das atletas”, observou Bagatoli.

Com os primeiros treinos da equipe feminina de Rio do Sul, a preocupação está mais focada na parte física. “Buscamos dar ritmo para as meninas nas atividades do dia a dia. Isso deve dar um resultado mais adiante, quando as competições estiverem em andamento”, adianta o preparador físico.

Para as jogadoras, a novidade agradou e foi muito bem vista. A levantadora Luciana comentou da intensidade do treino e disse que a preparação para a temporada deve impor alguns desafios diferentes e de qualidade. “O exercício é da intensidade que precisamos. Vai nos ajudar muito a ganhar resistência neste início de preparação e estamos esperançosos que o trabalho seja de muito proveito para toda a equipe”, adiantou.

Fonte: Clóvis Eduardo Cuco/Assessoria de Comunicação – Rio do Sul/Equibrasil

Veja as fotos:

Juliana Paz realiza exercício (Foto: Clóvis Cuco/Vôlei RDS)

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade