publicidade

#JASC: Sonho e o empenho de um brusquense


Arthur Schlösser é o “Pai dos Jogos Abertos de Santa Catarina”


Escrito em 11/12/2015


Os Jogos Abertos de Santa Catarina foram criados em Brusque pelo desportista e empresário brusquense Arthur Schlösser e tiveram sua primeira realização em Brusque no período de 7 a 12 de agosto de 1960.

Em 1956, Arthur Schlösser esteve em São Paulo colhendo informações sobre os Jogos Abertos do Interior, que são realizados anualmente no estado de São Paulo, com a finalidade de criar em Santa Catarina uma competição semelhante.

Em 1957, 1958 e 1959, Arthur Schlösser custeou parte da ida das equipes da Sociedade Esportiva Bandeirante de Brusque aos Jogos Abertos do Interior, nas cidades paulistas de São Carlos, Piracicaba e Santo André, para conhecer o evento e avaliar as reais condições de criar os Jogos Abertos de Santa Catarina.

Na cidade de São Carlos, em 1957, os dirigentes brusquenses mantiveram na Comissão Central Organizadora contato com Baby Barioni, que fundou no ano de 1936 na cidade paulista de Monte Alto, os Jogos Abertos do Interior.


Arthur Schlösser, idealizador dos Jogos Abertos de SC, na cerimônia de abertura da primeira edição dos Jasc, em Brusque (Foto: Fesporte/Arquivo)

Desde 1957, Arthur Schlösser mantinha entendimentos e reuniões com desportistas e autoridades brusquenses para a fundação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, incluindo sua primeira disputa no ano de 1960 como parte integrante oficial das comemorações do Centenário de Brusque.

Em 1958, 1959 e até o início dos primeiros Jasc, as reuniões comandadas por Arthur Schlösser - eleito presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) - foram sendo realizadas regularmente, inicialmente no escritório de Arthur Schlösser, depois na S.E. Bandeirante, e por fim na sede da CCO, no 1º andar do Edifício Centenário, no Centro de Brusque.


Atletas jogavam voleibol de saia e vestido na primeira edição dos Jasc, em 1960, em Brusque
(Foto: Fesporte/Arquivo)


O grande mérito de Arthur Schlösser não ficou tão somente na criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, mas sim na sua dedicação e consideráveis gastos para que a competição tivesse continuidade.

Pai dos Jasc

"Pai dos Jogos Abertos de Santa Catarina", Schlösser nasceu em Brusque em 26 de maio de 1916 e faleceu em 28 de outubro de 1969. Casou com Regina Scheidemantel, e teve os filhos Roberto (já falecido) e Elisa.

Foi presidente da Sociedade Esportiva Bandeirante - onde foram realizados em 1960 os primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, e sempre participou de sua Diretoria e Conselho Deliberativo.

Arthur Schlösser jogou futebol no Sport Club Brusquense, depois Clube Atlético Carlos Renaux. Foi atleta da S.E. Bandeirante de Brusque nas modalidades de ginástica, punhobol, tênis, voleibol e basquetebol. Participou da criação e incentivou o intercâmbio com Clubes de São Paulo, Joinville e Blumenau através da S.E. Bandeirante.

O Ginásio de Esportes da S.E. Bandeirante, inaugurado por ocasião dos VI Jogos Abertos de Santa Catarina realizados em 1965 em Brusque, foi iniciativa de Arthur Schlösser, que destinou verba para a construção e não aceitou que fosse colocado o seu nome ao Ginásio de Esportes.

Ele foi presidente do Rotary Clube de Brusque na gestão 1955/1956, sendo formado em fiação tecelagem, iniciando em 1º de outubro de 1941 suas atividades na Cia. Industrial Schlosser, onde chegou a ocupar o cargo de superintendente.

+ Só quatro cidades foram campeãs gerais do JASC;
+ Boletim 2 - Etapa Estadual do 55° Jogos Abertos de SC;
+ Vôlei de Rio do Sul estreia com vitória no JASC;
+ Valorização da natureza marca abertura do JASC;
+ Boletim 1 - Etapa Estadual do 55° Jogos Abertos de SC;
+ Primeiras medalhas do JASC saem nesta quinta-feira;
+ #JASC: Programação ATUALIZADA pela Fesporte;


Fonte: Assessoria de Imprensa Fesporte

Veja as fotos:

Desfile das delegações na primeira edição dos Jasc em 1960 em Brusque (Foto: Fesporte/Arquivo) Arthur Schlösser, idealizador dos Jogos Abertos de SC, na cerimônia de abertura da primeira edição dos Jasc, em Brusque (Foto: Fesporte/Arquivo) Atletas jogavam voleibol de saia e vestido na primeira edição dos Jasc, em 1960, em Brusque (Foto: Fesporte/Arquivo)

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade