publicidade

#Colunistas: JASC: contagem regressiva, faltam 35 dias


Juliano Russi, na coluna "Além do Futebol", traz um histórico do Bolão


Escrito em 07/10/2016


O Bolão pertence há uma das mais antigas formas de competição da história da humanidade. Objetos usados para um jogo similar ao boliche, datados de 5200 A.C., foram encontrados em uma tumba de uma garoto Egípcio.

Existem evidências que mais tarde o jogo foi desenvolvido pelos Gregos e Romanos. Imagens de bolas sendo lançadas contra pinos foram encontradas reproduzidas em tapeçarias e cerâmicas.

Nos séculos III e IV, o ato de lançar bolas contra pinos originou na Alemanha mais como uma cerimônia religiosa do que um esporte. Era solicitado ao participante acertar o pino visando ser julgado como pecador ou não. Com o passar do tempo às bolas, até então de pedra, passaram a serem feitas em madeira. No século XII, em algumas partes da Alemanha, o jogo era praticado com três pinos e em outras partes dezessete pinos eram usados. De acordo com algumas fontes, foi Martin Luther quem decidiu que nove seria o número de pinos ideal.

Evidências da popularidade do jogo de nove pinos na América são confirmadas, como por exemplo, na lei que baniu sua prática em Jamestown, em 1608. O texto declara que seus residentes preferiam praticá-lo ao invés de construir o forte.

- CONTINUE A LEITURA AQUI NA COLUNA "ALÉM DO FUTEBOL;

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade