publicidade

Mais de 100 alunos já praticam judô em Rio do Sul


Dois profissionais trabalham com a modalidade na cidade


Escrito em 24/02/2017


Há muitos anos o judô tem sido uma das modalidades esportivas mais indicadas por especialistas para auxiliar no desenvolvimento das crianças e dos adultos. Quando bem orientado e treinado preenche várias lacunas e ajuda os praticantes a desenvolver-se em muitas áreas. Em Rio do Sul a modalidade também se destaca nos primeiros meses do ano, onde dois profissionais da Fundação Municipal de Desportos (FMD) estão atendendo mais de 100 alunos em poucas semanas de atividades.

No município, as aulas de judô acontecem em parcerias com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros. Além disso, encontros também são realizados em educandários municipais como no Centro Educacional Ricardo Marchi, no bairro Santa Rita. O Centro de Treinamento de Judô que fica em anexo ao Ginásio Artenir Werner também recebe as aulas durante todos os dias da semana com os profissionais da FMD. Atualmente, quem coordena as aulas gratuitas em Rio do Sul são os professores Alexandre Duarte e Luis Carlos Ligeiro.

Além de trabalhar os conceitos básicos da modalidade, a Fundação também atua com atletas de rendimento que disputam competições estaduais e até nacionais. “O judô é uma modalidade muito praticada por ser popular e muito indicada por profissionais. Estamos contentes com esse expressivo número de praticantes em nossa cidade nesse início de trabalho”, comentou o superintendente da FMD, Jeberton Fermino.

Alexandre, que atua com crianças e adultos do rendimento, explicou que o judô induz conceitos morais, como humildade, perseverança, tolerância, cooperação, respeito, coragem e postura. “As crianças e os adultos devem aprender a respeitar essas regras. Os praticantes também vão ter que entender que o esporte não é apenas diversão, onde para um melhor desempenho o atleta treina suas técnicas com bastante repetição de movimentos, para só depois aplicá-los em uma luta”, destacou.

De acordo com o sensei Ligeiro, entre os benefícios físicos do judô, estão o desenvolvimento psicomotor, domínio corporal, flexibilidade, coordenação e aperfeiçoamento do reflexo. “Não é um esporte violento que possa exigir um esforço físico prejudicial para as pessoas, talvez por isso ele atraia tanta gente, além disso, o judô também desenvolve a mentalidade de proteger o seu próprio corpo, melhorando o autocontrole e autoconfiança”, falou.

Fonte: Arthur Hoffmann/Assessoria de Imprensa FMD Rio do Sul

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade