publicidade

Municipal de Bocha de Rio do Oeste começa nesta sexta-feira


25 equipes estão inscritas para a disputa


Escrito em 04/04/2013


O Campeonato Municipal de Bocha de Rio do Oeste é um evento tradicional para os bochófilos das praças, parques, associações comunitárias e clubes. Na sua 18ª edição, sob a coordenação da Secretaria Municipal Indústria, Comércio, Turismo e Esportes, a competição deste tem início nesta sexta-feira (5) com 25 equipes inscritas.

O espírito original da proposta é a integração e o congraçamento entre os praticantes da bocha, já que as partidas serão realizadas em canchas de diferentes pontos da cidade.

História do esporte

A bocha, conforme alguns historiados, originou-se de um esporte praticado no Egito e na Grécia Antiga, onde eram usados objetos de formatos esféricos, como pedras redondas.

Há registros da prática deste esporte no tempo do Império Romano, quando era praticado com o nome de “boccie”. Durante a expansão do império, teria sido levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados.

Em 1500, o “boccie” já era praticado na França, Itália, Espanha, Portugal e Inglaterra. No decorrer dos anos, sofreu varias transformações e hoje é visto como um esporte de considerável prestigio internacional.

A bocha foi trazida para a América pelos imigrantes italianos, primeiramente para a Argentina e mais tarde para outros países. No Brasil, teve início no estado de São Paulo, depois no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Apesar do velho conceito de que é “esporte para idosos”, a bocha é praticada por pessoa de todas as idades, sexo e classes sociais. Atualmente, os jovens são a grande maioria dos atletas que competem nos campeonatos oficiais estaduais e nacionais. Inclusive, já é possível encontrar atletas profissionalizados.

Fonte: Com informações de Natacha Santos/Conecte Mídia

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade