publicidade

Alfredão é casa do futebol de base rio-sulense


Equipes de rendimento da FMD começam a disputar primeiras competições em 2014


Escrito em 14/05/2014


Há mais de dez anos a comunidade rio-sulense sente a falta de uma equipe profissional de futebol, desde os tempos do Atlético Alto Vale. No entanto, a Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul, segue formando jogadores nas categorias de base. O ex-jogador e técnico Adolfo Paulo da Silva Assis, o Paulão, junto ao amigo Jorge Batista Valadares, trabalham todos os dias no Estádio Municipal Alfredo João Krieck, revelando e treinando garotos que representam Rio do Sul em categorias que vão dos 9 aos 19 anos.

Segundo o técnico Paulão, Rio do Sul está em um bom momento no futebol de base e o ano de 2014 promete. “É importante dizer que estamos com uma safra muito boa de atletas aqui em Rio do Sul neste momento. Tem meninos que sem dúvida serão ótimos jogadores no futuro. Por isso estamos esperando um bom ano em 2014, agora que estamos começando com as primeiras competições”, contou.



No primeiro jogo oficial, pelos Jogos da Integração dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Jimavi), o time do sub-14 venceu Witmarsun por 4 a 0. Os próximos confrontos da chave são contra Presidente Getúlio e Lontras. “Começamos bem o ano e podíamos até ter feito mais gols. Isso é reflexo de um grupo forte que temos esse ano”, afirmou Valadares. Já no próximo domingo (18), é a equipe sub-16 que entra em campo pela Jimavi, para enfrentar Rio do Campo. O jogo será no Estádio Municipal de Pouso Redondo. “Essa competição é muito boa, pois ajuda nos treinamentos para a Olesc e os Joguinhos Abertos”.

Paulão quer Rio do Sul campeão da Taça SDR

Há tempos, a cidade de Rio do Sul não consegue vencer o maior campeonato de futebol do Alto Vale, a Taça SDR, promovida pela Liga Rio-sulense de Futebol (LRF). Em 2014, o técnico Paulão já garantiu que Rio do Sul terá um representante forte, para fazer lotar novamente o Alfredão. “Temos uma ótima equipe sub-19, que vai disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e também vai participar da Taça SDR, e queremos ser campeões. Para a competição regional, vamos ter alguns atletas adultos, mas para os Jasc apenas até 19 anos”, ressaltou Paulão.



O técnico lembrou que o município de Aurora lotou o estádio Alfredo João Krieck quando foi campeão da Taça SDR. “Nós precisamos ter um bom time para essa competição. Assim podemos aos poucos trazer o amante do futebol novamente para nosso estádio”, completou. Os treinamentos estão sendo intensificados, visando principalmente às competições da Fesporte, como os Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos e Jasc. O goleiro Humberto Ceccato, está ansioso para defender Rio do Sul nas competições oficiais. “Estamos treinando forte para fazer um bom ano. Ano passado defendi dois pênaltis contra Ibirama e o juiz mandou voltar de forma injusta. Isso ficou marcado e queremos dar o troco esse ano”, recordou.

Já o superintendente da FMD de Rio do Sul, Eduardo Marzall, diz que há projetos para o Estádio Municipal. “Estamos viabilizando recursos e tudo indica que vamos realizar o Campeonato Municipal de Futebol de Campo e além disso, já conseguimos um aporte financeiro para a pintura e reforma de alguns itens do estádio como alambrados e banheiros. Temos que mudar a imagem do Alfredo João Krieck e voltar a receber o público para essas competições de futebol. O Alfredão é da comunidade rio-sulense e nossa obrigação é mantê-lo sempre bonito e em dia”.

Além do futebol, o atletismo também utiliza o espaço para formar atletas campeões brasileiros e sul-americanos, até mesmo com possibilidades de disputar as olimpíadas como a Anne Caroline da Silva, Luiz Henrique Schneider e Felipe Lorenzon, atletas formados em Rio do Sul.

Fonte: Roberto Ribeiro/Equipe de Comunicação FMD Rio do Sul

Veja as fotos:

Foto: Roberto Ribeiro/FMD

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade