publicidade

Ibirama sedia Brasileiro de Downhill neste final de semana


Três bikers ibiramenses, que lideram o ranking nacional, defendem a ponta na disputa


Escrito em 19/06/2013


As modificações nos saltos da pista de Downhill, de Ibirama, vão proporcionar um show para o público que for assistir a competição neste final de semana. São mais de sete saltos e 35 curvas e muitas raízes. A prova é válida pelo Campeonato Sul Brasileiro e Catarinense. O destaque da competição fica por conta de três bikers ibiramenses que lideram o ranking nacional em suas respectivas categorias. Nataniel Giacomozzi, na elite; Lucas de Borba, na júnior; e Bruna Ulrich no naipe feminino, que é livre para todas as idades. A programação prevê para sábado a prova da maraton (XCM), com largada às 13h, com percurso aproximado de 70 quilômetros, passando pelas localidades de Rio Selin e Rio Rafael.

O piloto Nataniel Giacomozzi, que lidera o ranking nacional na elite, adiantou que com as alterações o circuito, localizado no distrito de Dalbérgia, ficou mais veloz. Os participantes poderão chegar a 60 km/h. “Agora está bem acima das demais pistas e quem ganha com isso é o publico”. A prova promete pegas entre Nata e o seu companheiro de equipe, Markolf Berchtold, de Schroeder, quarto colocado no ranking nacional. O gaúcho Maicon Zottis, com 40 pontos é o vice-líder e o mineiro Bernardo Neves Cruz, com 36 ocupa a terceira colocação. Na júnior, Lucas de Borba, atual campeão Pan-americano em sua categoria, é o favorito.

Mesmo sem competir há dois anos, o ibiramense Jair dos Santos é cotado para brigar pelo título do XCM. Ele foi o vencedor da última prova realizada no mesmo percurso conhecido quando corria por uma equipe de São Caetano do Sul (SP). O maraton é uma competição de resistência, que todos largam juntos e o vencedor é quem chegar primeiro. Diferente do downhill que é uma pista curta o atleta larga individual contra o relógio. A largada acontece às 13h.

Fonte: Com informações e foto de Orlando Pereira/Agência de Notícias Leme