A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul organiza os últimos detalhes para as disputas da 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que inicia na próxima segunda-feira (11) e segue até o dia 23, em Concórdia. Mais de 190 atletas vão representar a cidade na principal competição da temporada.
O evento reunirá mais de 5 mil atletas de 118 municípios do Estado. Rio do Sul vai participar do evento em 21 modalidades. A cidade tem uma alta expectativa para as disputas, já que em 2022, último ano que a competição foi realizada, na capital do Alto Vale, o município terminou com a sexta melhor campanha do evento.
Diversos destaques da cidade estarão competindo. Modalidades tradicionais como o bolão 16 masculino, bolão 23 masculino e feminino, além do tiro de armas curtas, devem brigar pelas melhores colocações na competição. Quem também chega com alta expectativa é o ciclismo masculino e feminino, que nos últimos anos sempre esteve brigando pelo troféu dourado. Serão mais de 30 atletas competindo nas provas de estrada, contrarrelógio, downhill, cross country olímpico, Marathon e BMX.
Nas modalidades individuais destaque para o atletismo masculino e feminino, além do xadrez masculino e feminino. Ambas modalidades tem diversos destaques individuais que vão brigar por medalhas e até troféus na competição. Modalidades coletivas tradicionais como futsal masculino e basquete feminino também estarão na competição.
Há também modalidades que estão voltando com novos projetos, como a bocha feminina e o vôlei masculino. O tênis masculino também desponta entre os favoritos, com atletas de destaque estadual presente na equipe. No tênis de mesa, Mahayla Sardá vai estrear nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Ela que já compete nas categorias Sub-19 vai ter como duplas nas equipes a mesatenista Analu Prust. Ambas já foram campeãs invictas da Olesc e treinam diariamente juntas.
O município ainda terá equipes no karatê, judô e jiu jitsu masculino e feminino buscando medalhas. E na modalidade de apresentação, o basquete 3x3, Rio do Sul terá duas equipes.
O diretor técnico da Fundação, Sérgio Luis Schlemper, ressalta que o município tem potencial para manter a campanha de 2022 na competição. “Mesmo com a pausa de dois anos, nossos atletas estão bem preparados e se alcançarmos uma boa pontuação em algumas modalidades que consideramos decisiva, podemos manter ou até melhorar o posicionamento da cidade”, comentou.
Já o superintendente, Jeberton Fermino, ressaltou a grande estrutura logística para atender todos atletas, técnicos e coordenadores durante o evento. “Vamos ter uma média alta de atletas diariamente no alojamento e estamos organizando uma grande estrutura para atender eles, porque sabemos da importância dos pequenos detalhes em um evento de alto nível técnico”, comentou.
Modalidades que Rio do Sul vai competir
Atletismo masculino e feminino, basquete 3x3 masculino e feminino, basquete feminino, bocha rafa vollo feminino, bolão 16 masculino, bolão 23 masculino e feminino, ciclismo masculino e feminino, futsal masculino, jiu jitsu masculino, judô feminino e masculino, karatê masculino, tênis masculino, tênis de mesa feminino e masculino, tiro de armas curtas, tiro ao prato, vôlei de praia feminino, voleibol masculino, xadrez feminino e masculino.